BIBLIOTECA DE FORMOSA DO RIO PRETO

 

Biblioteca é a extensão da memória de um povo. Por questões de praticidade, entendemos que cada uma delas deve definir o seu perfil. Propomos, a seguir, algumas sugestões relacionadas com um perfil compatível a uma pequena biblioteca.

 

DO ESTABELECIMENTO FÍSICO E SUAS INSTALAÇÕES

 

a) Uma biblioteca deve ser um estabelecimento com salas amplas, claras e arejadas;

 b) As estantes devem formar ruas dentro das salas, e ocupar inclusive o espaço vertical até o teto do estabelecimento. Os funcionários devem contar, naturalmente, com pequenas escadas para a retirada dos livros;

c) As estantes devem estar numeradas e divididas segundo os diversos temas. Exemplos: Literatura (nacional e mundial); Filosofia; Ciências (todos os ramos); Artes (todas) etc.

d) O cadastro do acervo da biblioteca deve estar computadorizado, por assunto, autor e obra;

e) A biblioteca deve contar com instalações e aparelhos de som e imagem para projeção de documentários e outros fins, tais como ilustração de palestras, seminários etc.

 

PERFIL DA BIBLIOTECA (CONTEÚDO DO ACERVO)

 

Por ser uma biblioteca de pequeno porte, seu acervo deve ser bastante seletivo e de alto nível, do ponto de vista de seu conteúdo. Para tanto, sugerimos alguns critérios para a escolha de seu acervo, os quais estão especificados nos itens da carta que deverá ser encaminhada aos doadores da nossa biblioteca.

 

CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO DO ACERVO DA BIBLIOTECA

 

Cabe aos filhos Formosa, residentes e não residentes, realizarem gestões junto às universidades, aos institutos e centros culturais, às secretarias e ministérios da Cultura, aos professores, jornalistas de renome, aos escritores e críticos literários conhecidos para que possam sugerir, dentro de sua área de especialidade, os livros que devem integrar o acervo da biblioteca.

 

Para tanto, deve-se apresentar a esses especialistas da cultura o espelho do perfil da biblioteca que queremos para Formosa, e que, em resumo, está delineado, como mencionado, no nos itens da carta a ser encaminhada aos possíveis doares.

 

POLÍTICA PARA DOAÇÃO DO ACERVO

 

De posse da relação de livros convenientes à realidade da biblioteca pública de Formosa, deve-se encaminhar uma carta aos cidadãos formosenses, solicitando a doação anual de um livro, indicado na relação sugerida pelos especialistas e intelectuais consultados. A carta deve mencionar que se trata de doação voluntária, e os doares têm prazo de até um ano para efetuarem suas contribuições. A carta deve ser enviada também a outros possíveis doadores, a saber: Empresas ligadas às atividades econômicas no município; aos filhos da terra que residem fora da cidade; outras pessoas conhecidas e amigas de Formosa; Bibliotecas municipais das capitais que contam, geralmente, com duplicatas de livros; Editoras; Universidades; Personalidades conhecidas pela qualidade de mecenas etc.

 

ESTRATÉGIA PARA INCENTIVAR O HÁBITO DA LEITURA

 

a) Promover atividades culturais, tais como, torneios literários, com premiação;

b) Promover palestras, seminários com temas relacionados à realidade da população de Formosa;

c) Projeção de documentários que possam gerar algum interesse para debate junto à comunidade;

 d) Promover com ajuda dos professores do ensino médio e das faculdades a apresentação de comentários públicos por parte de seus alunos sobre o conteúdo de algum livro do acervo da biblioteca pública de Formosa.

e) Emitir boletim mensal informando a população sobre as novas aquisições literárias da biblioteca, ressaltando as áreas do conhecimento humano, os romances, contos, artigos, enfim, os temas relacionados com as novas aquisições, e se possível até sinopses a título de apresentação das edições; 

f) Promoção de outras atividades a serem pensada

 

CARTA SOLICITANDO DOAÇÕES DE LIVROS PARA A BIBLIOTECA

 

Aos amigos de Formosa e às pessoas do Bem:

 

Estamos reestruturando nossa modesta biblioteca municipal de Formosa do Rio Preto, região noroeste da Bahia, divisa com Piauí e Tocantins, e distante cerca de 20 km do sul do Maranhão.

 

Nosso município já conta com 22.534 habitantes, dos quais 14.005 são eleitores.

 

A área se estende por 16.185,17 km2, compreendida entre caatinga e cerrado, com expansão recente das atividades agrícolas neste último domínio, notadamente com as culturas da soja, milho, algodão e arroz. Nas caatingas (matas brancas), ao longo das veredas (áreas mais úmidas) prevalecem as atividades de subsistência (agrícola e pecuária). 

 

As atividades econômicas estão sendo ampliadas na região, embora com disparidade na distribuição da renda. A incidência, média, da pobreza penaliza 41,83% da população do município, e o nível de Gini é de 0,60 (dados IBGE).

 

As alternativas de lazer são restritas, e a mídia televisiva hegemoniza a mente e os corações da nossa gente. Daí, a iniciativa de um grupo de jovens idealistas que julgam poder desenvolver um trabalho de sedução literária junto à população do município, induzindo-a ao hábito da boa e seletiva leitura.  É neste sentido que estamos trabalhando com o projeto da biblioteca municipal e para o qual solicitamos sua ajuda.

 

Por ser uma biblioteca de pequeno porte, seu acervo deve ser bastante seletivo e de alto nível, do ponto de vista de seu conteúdo.

 

Para tanto, redefinimos o perfil da nossa pequenina biblioteca, que reproduzimos, ligeiramente, abaixo, para conhecimento dos amigos e pessoas do Bem:

 

I) A biblioteca pública não deve conter livros didáticos destinados ao ensino básico e ao médio, pois esse acervo já está disponível junto à rede escolar;

II) A biblioteca não deve conter literatura de autoajuda, nem de conteúdo supersticioso;

III) Não deve conter subliteratura a exemplo dos escritores brasileiro Paulo Coelho e o estadunidense Sidney Shelton e outros;

IV) A biblioteca por ser um âmbito laico, de pesquisas, não deve conter literatura confessional, isto é, livros religiosos, salvo raras exceções a exemplo das bíblias judaico-cristã, islamita, hinduísta, taoista etc., consideradas pelo seu valor literário; 

V) A biblioteca deve conter os principais núcleos do saber humano (Ciências Sociais, Ciências da Natureza, Filosofia, Literatura nacional e mundial, demais Artes etc.).

 

Nossos agradecimentos a todos os colaboradores próximos e distantes.

 

Ousar sonhar, ousar vencer.

 

solonsantos@yahoo.com.br – notassocialistas.com.br - ligeiras notas para crítica e sugestões